Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mesmo com chuvas, situação do Itans e outros açudes do Seridó é preocupante

Mesmo com as últimas chuvas, Itans está com pouco mais de 15%
Açude Itans está com 15% de sua capacidade - Foto: Júnior Santos
Chove bem no Seridó há um mês. Em Caicó, as precipitações passam dos 450 milímetros, mas essa água pouco alterou o volume do nosso Itans. Quando a invernada começou, o reservatório tinha 11,5% da sua capacidade.  450 milímetros depois, ele só aumentou 4% (1 metro e 91cm ou 4, 4 milhões de metros cúbicos) chegando a 15, 6% dos seus 81 milhões de metros cúbicos.

 Resumindo, o açude, que em dezembro tinha  8,3 milhões de metros cúbicos,  hoje tem 12, 7. A situação é muito preocupante porque as chuvas estão ocorrendo é bem verdade, mas com pouca intensidade e de maneira irregular. É uma corrida contra o tempo, já que a previsão da Emparn é que o inverno no Seridó acabe em meados de maio. Para o meteorologista da Emparn Gilmar Bristot, seriam necessárias chuvas mais constantes e fortes para que o nível do açude caicoense e  das demais barragens do estado subisse.

Situação complicada também em outros açude do Seridó. Em Acari, o Gargalheiras, que abastece também Currais Novos, ainda não tomou água. O açude Dourado em Currais está praticamente seco. A barragem de Açu, maior reservatório do RN, está com 40,15% da sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Isso é bem mais que os 34,47¨% que o reservatório apresentava há pouco mais de 15 dias. Porém, no ano passado, em plena estiagem, o volume de água alcançava quase 47% da capacidade no mês de Abril.
CONFIRA A SITUAÇÃO DO ITANS E DE OUTROS RESERVATÓRIOS DO RN EM QUADRO DISPONIBILIZADO PELA TRIBUNA DO NORTE

0 comentários: